Saindo das soluções óbvias de financiamento como “Use o seu dinheiro” ou “Consiga um financiador”, a palavra aqui é Crowdfunding.
O que é?
O Crowdfunding (ou financiamento pela multidão, em tradução literal) é uma modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no seu negócio, geralmente via internet, a fim de dar vida à sua idéia. É o chamado financiamento colaborativo.
A mecânica é muito simples: o empreendedor apresenta sua idéia ao público, dizendo quanto precisa arrecadar e qual a data limite para alcançar este feito. As pessoas acessam o site, conhecem o projeto através de explicações em vídeo e texto e decidem por contribuir, ou não, com o projeto apresentado. Caso o projeto consiga o financiamento, o site que divulgou a iniciativa recebe uma comissão da empresa (em geral, 5%), caso contrário o empreendedor sai sem levar nada do que foi arrecadado.
No mercado dos games o crowdfunding é algo revolucionário. Você pode financiar o seu game através de plataformas deste tipo, vamos conhecer algumas delas:
Plataformas
Kickstarter
É o maior site de financiamento coletivo do mundo e que busca apoiar projetos inovadores.
Indiegogo
É um site de financiamento coletivo internacional fundado em 2008 por Danae Ringelmann, Slava Rubin, e Eric Schell sediado Califórnia. O site é um dos primeiros sites a oferecer financiamento coletivo.
Catarse
É um site de financiamento coletivo brasileiro, tendo já financiado mais de 12.936 projetos do quais arrecadaram juntos R$129 milhões.
Kickante
Também é uma plataforma brasileira, esta por sua vez muito premiada por promover ações sociais, ações gamers neste site giram mais em torno de financiar viagens ou documentários. Pode ser interessante para lançar um game for good (jogo com ação social).
Vakinha
Plataforma brasileira com mais burocracias que as demais, o dinheiro pode demorar um pouco mais a chegar após o fim da campanha que nas outras plataformas, o tema games também é pouco explorado por lá.
Números Gerais
As cifras nas plataformas estrangeiras são bem maiores que nas brasileiras, e em muitas plataformas brasileiras o tema “games” ainda não foi explorado. Porém são canais que não devem ser descartados, seja pioneiro e lance a ideia.
De um modo geral, essas plataformas recebem mais idéia de Filme e Vídeo, o tema Games é o 5º a ser explorado.
Porém, se fizermos uma soma geral, o tema Games é o que mais arrecada e tem 33% de taxa de sucesso. Dança, tem a maior taxa com 66%.
Como vender a minha ideia?
Ao criar o seu crowdfunding, é preciso tem bom senso pois uma foto com a logomarca do seu jogo e um texto talvez não seja o suficiente para vender a sua ideia.
É preciso ter um certo grau de maturidade do seu game antes de publicá-lo nesste site, o recomendado seria uma demo, ou seja, uma gameplay básica com a ambientação do jogo e funcionalidades mínimas, o chamado “Mínimo Produto Viável” (MPV).
O que vende nessas plataformas não são as ideias, mas sim a sua capacidade de execução. Mostre que você é capaz de entregar aquilo que propõe, através de vídeos, fotos, textos e até o seu currículo.
E é claro, calcule os custos corretos para o seu projeto, pois se o dinheiro acabar e você não entregar o produto, além de manchar o seu nome, vai manchar o nome da plataforma e inviabilizar toda a sua comunidade de apoiadores.
E lembre-se de que se o prazo vencer e o projeto não arrecadar a meta, o dinheiro será devolvido aos usuários. Bons projetos!