Até aqui, tratamos basicamente de momentos que acontecem apenas dentro do íntimo da pessoa, em sua mente. Mesmo a decisão de agir (que é o atuar no mundo real) é algo que ocorre no íntimo. Até aqui ninguém pode ver o que você está fazendo ou pensando, e ninguém pode fazer isso por você.
O primeiro passo para se ter sucesso é dado unicamente no campo mental, da vontade, da escolha da pessoa, sem nenhum efeito inicialmente visível por terceiros. Esse momento é essencial, e é por falta dele que muitos não conseguem vencer. Muitos são levados por circunstâncias ou pela vontade de terceiros para um objetivo, ou seja, perdem o momento básico da decisão pessoal. Sem ela não existe persistência e nem dedicação.
Deixe-me lembrar de que todas as invenções do mundo começaram dentro do espírito de pessoas que pensavam, que deixavam fluir a criatividade e a imaginação que todos nós temos. Todas as grandes conquistas, as descobertas, as invenções, tudo que foi novo surgiu da vontade de uma pessoa que, num plano interno e pessoal, decidiu criar ou fazer algo acontecer. Você não pode iniciar o seu plano de estudos sem passar por essa etapa.
Até agora, passamos por 4 Fases Mentais:
Fase 1: Firmar um Objetivo
Fase 2: Identificar o(s) motivo(s) positivo(s) para querer alcançar o resultado
Fase 3: Acreditar que pode alcançar o objetivo (criando uma imagem mental, visual, auditiva e palpável do objetivo)
Fase 4: Tomar a decisão de agir com o suficiente vigor e persistência (constância de propósito) até chegar ao objetivo.
Se essas fases iniciais foram dadas, podemos começar a montar um sistema de estudo que sirva de suporte para este projeto. Um projeto onde se acredita que é possível alcançar o que se quer e onde existe disposição de trabalhar e persistir o suficiente para conseguir sucesso.
A sua viagem rumo à aprovação já começou, agora, para fazermos uma boa viagem precisamos verificar a nossa “bagagem” e a “situação da estrada”, no próximo episódio vamos discutir sobre o seu inventário pessoal e o meio em que você está, até lá.