Muito trabalho, novas tecnologias e a pressão de sempre estar atualizado. São alguns fatores que levam nós, profissionais de TI a sofrerem com a síndrome do impostor.
Você é bom no que faz? Sua cabeça tenta te convencer que NÃO!?
Já sentiu como se estivesse fingindo? Como se você tivesse recebido uma posição ou uma responsabilidade por pura sorte, para a qual sabe que não está preparado e continua dizendo a si mesmo que não merece isso? Ou pior, você vive sob o medo constante de que as pessoas descubram que você é uma fraude? Todas estas perguntas e insegurança infundada se chama SÍNDROME DO IMPOSTOR.
Você tem isso? Faça a si mesmo essas perguntas:
- Você tenta ser o mais discreto possível, afinal o quanto menos se expor menor a chance de descobrirem que é uma fraude?
- Você nunca acredita nos feedbacks positivos que recebe?
- Você não faz tudo o que teria que ter sido feito?
- Você enxerga as coisas com dificuldades e sente que não tem capacidade de executa-las?
No mundo da programação, desenvolvedores de qualquer experiência podem ser vítimas desta síndrome. Talvez isso se deva à própria natureza da indústria de tecnologia. Com tantas abordagens, linguagens é impossível para qualquer desenvolvedor saber tudo.
Em várias áreas da vida, tanto pessoal quanto profissional, tentamos buscar o sucesso. Diferentes tipos de sucesso. Mas frequentemente existe alguma voz lá no fundo da nossa mente que não aceita estas buscas nem as conquistas alcançadas. É essa voz interior que diz que talvez você não esteja no seu lugar, você não é tão bom quanto os outros, você não tem nada para ensinar aos outros.
Esta pequena voz está errada!
Como contornar a Síndrome?
- Lembre-se de todo seu treinamento até aqui
- Reconheça e fortaleça seus talentos
- Aproveite suas experiências passadas
- Identifique suas prioridades
- Encontre um mentor
- Faça pair programming, permita aumentar suas habilidades e habilidades para seus colegas. Você aprenderá com seu colega e ele também aprenderá com você.
O grande problema é deixar que ela persista, que ela te paralise, que te impeça de sair do lugar.
Você não precisa ser perfeito e ninguém é. Não podemos saber tudo, e isso não importa. Aprenda com seus colegas, com um mentor.
Ninguém nasceu sabendo. É meio clichê isso mas sempre esquecemos. Não se cobre tanto, não se compare com seus colegas, cada um é cada um.
Você não é um impostor, você é um desenvolvedor!
🎯 Cursos Gratuitos da Academia Gamer:
Introdução ao Design de Personagens
Crie um game completo na Godot 3.2
Crie um game completo no Construct 3