fbpx

🚀 Comece 2025 trabalhando no Mercado de TI | Conheça o Bootcamp Zencheck

Quando se fala em criação de games, a Linguagem que vem a cabeça de muitos é o C#, a queridinha da Unity encontrou na GODOT Engine uma forte concorrente, neste post mostrarei a você como a linguagem GDSCRIPT pode melhorar e muito a sua vida como programador.

GDScript é uma linguagem de auto nível, dinâmicamente tipada, usada para criar conteúdo. Utiliza uma sintaxe similar a do Python (blocos são baseados em indentação e muitas palavras-chave são similares). Seu objetivo é ser otimizada para e firmemente integrada ao motor Godot, permitindo grande flexibilidade para a criação e integração de conteúdo.

Exemplo de código em GDSCRIPT

Natureza dinâmica.

GDScript é uma das linguagens Dinamicamente Tipadas ou seja, durante a execução do programa, podem alterar o tipo de dados (Número,String, Booleando) contido numa variável. Permite que o desenvolvedor não tenha que realizar a conversão de tipos. Como tal, suas maiores vantagens são:

  • A linguagem é muito simples de aprender.
  • A maioria do código pode ser escrito e modificado rapidamente sem complicações.
  • Menos código escrito significa menos erros e enganos a serem corrigidos.
  • Mais fácil de ler o código (menos bagunça).
  • Nenhuma compilação é necessária para testar.
  • Tempo de execução é bem pequeno.
  • Polimorfismo.

Enquanto as maiores desvantagens são:

  • Mais difícil de refatorar (símbolos não podem ser rastreados)
  • Alguns erros que, tipicamente, seriam detectados em tempo de compilação em linguagens tipadas estaticamente aparecem apenas rodando o código.
  • Menos flexibilidade para preenchimento de código (alguns tipos de variáveis só são reconhecidos na execução).

Isso, traduzido para a realidade, significa que Godot+GDScript é uma combinação projetada para criar jogos de forma rápida e eficiente.

Variáveis

Uma variável pode ser interpretada como uma caixa que armazena dados, mas o tipo desse dado pode importar ou não dependendo do tipo da linguagem.

Todas as variáveis em uma linguagem dinamicamente tipada como dito anteriormente, são tipo-“variante”. Isto significa que o tipo de dados que armazena não é fixo, e é modificado conforme o código avança.

Exemplos:

Programando com Linguagem estática
Programando com Linguagem dinâmica

Viu como programar com uma linguagem de tipagem dinâmica falicita as coisas? A partir dessa tipagem, você não precisaria se preocupar com “Será que vou ter que usar um valor inteiro ou com vírgula?” “Será que a variável consegue armazenar isso?“, na maioria dos casos, sempre funcionará.

Arrays

Arrays em linguagens dinamicamente tipadas podem conter muitos tipos de dados mistos diferentes e são sempre dinâmicos (podem ser redimensionados a qualquer momento).

Compare, por exemplo, arrays nos dois tipos de tipagem:

Linguagem estaticamente tipada
Linguagem dinamicamente tipada

Mais uma vez, conseguimos fazemos o mesmo que o C# em menos linhas e de uma forma mais fácil.

Porque não começa agora, recriando algo que ja fez usando a família C em GDSCRIPT? E se você esta começando a programar, comece pelo GDSCRIPT!.

Curso rápido da Academia Gamer ensina GDSCRIPT em 2 horas

Muitos criadores de games acabam desistindo no início por não se adaptarem a programação e logo, é interessante iniciar a sua carreira como programador usando uma linguagem com menos bla bla bla e mais ação.

A Academia Gamer tem obtido sucesso desde a troca de C# por GODOT em cursos de iniciação a Criação de Games, os alunos assimilam os comandos mais rápido e ficam mais interessados em aprender a criar jogos com codificação.

O que talvez a Linguagem GDSCRIPT esteja precisando para se tornar a mais nova queridinha, é que mais pessoas lhe deem uma chance, a usem sem medo, gostem e falem sobre ela. Este por exemplo, foi o primeiro artigo brasileiro inteiramente dedicado a ela.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *