Atualmente considerado o melhor e mais acessível programa para iniciar no Desenvolvimento de Games 2D, o Construct 3 conquista apoiadores ao redor do mundo com seu estilo de programação Drag and Drop e versão paga custando R$35,90.
Existem vários tutoriais no Youtube e em outras plataformas ensinando a criar games com este software, mas faltava algo mais completo, algo que pudesse guiar o programador do zero absoluto ao lançamento de um game comercial completo e monetizado.
A Academia Gamer começou a criar este Guia ainda em 2019, e agora ele finalmente está pronto. Nele, você aprenderá a criar 8 Jogos de diferentes gêneros, Monetizar e Lançar na Playstore.
Ele tem mais de 80 aulas e guiará você de 1972, com o lançamento do primeiro game comercial até os tempos áureos da Google Playstore e do Admob.
Além de aprender a criar cenários e personagens em Pixel Art, técnica de animação muito usada por estúdios Brasileiros pela sua simplicidade na criação e baixo custo, além do efeito nostálgico que proporciona ao jogador.
Mas, por onde começaremos o nosso estudo?
Clássicos do Fliperama
Os games clássicos, contudo aqueles de fliperama tem muito a nos ensinar. Suas mecânicas simplesmente geniais envolvem movimentos físicos que dão um aspecto realista ao jogo. No nosso Guia, você aprenderá a criar a remasterização de dois clássicos dos anos 70 em uma versão para celular.
Pong, lançado em 1972 pela empresa que viria a se tornar a Atari anos depois, foi uma mina de dinheiro para seus criadores na versão para Fliperara e quando portada para versão console, deu origem a indústria dos games.
Já Breakout, foi o game que foi criado para ser seu sucessor no fim dos anos 70, quando Pong já estava desgastado e com problemas judiciais. Steve Jobs fez parte do projeto que trouxe Breakout a vida.
Plataformas da Era Atari
É claro que os games de Plataforma não poderiam estar de fora, popularizados com a ascensão do game Super Mário Bros (1983), este gênero se tornou indispensável a qualquer programador e vendeu milhares de cartuchos nos anos 80 e posteriores.
Seria impossível citar todos os games que foram inspirados no sucesso de Mário, ou até mesmo criados para fazer frente a ele (Sonic), além de serem extremamente lucrativos, são facilmente criados, basta mudar o cenário de fundo e terá um game totalmente novo.
Era exatamente isso que os programadores dos anos 80 faziam, bastava mudar as cores e a história de fundo, colocar um personagens agradável e usar da mecânica de plataformas para criar centenas e centenas de jogos lucrativos. Hoje, a prática sobrevive e é muito usada para games do Google PlayStore.
No nosso Guia, você criará um game de Plataforma completo, aprendendo as principais mecânicas do gênero, como por exemplo a fazer uma Caixa Surpresa.
Minigames
Existem várias coisas que são “a cara” dos anos 90, mas certamente os jogos de minigame são uma dessas coisas. Simples e com gráficos ainda mais precários que os videogames da época, foi ali que surgiram alguns games que são remasterizados até hoje.
Como é o caso do game “2Cars”, uma remasterização daqueles jogos clássicos em que você tinha que desviar de algum objeto que vinha na pista, você aprenderá a criar este game no nosso Guia.
A Primeira Era Mobile
Com a popularização dos celulares no fim dos anos 90 e começo dos anos 2000. Os games ganharam uma nova casa, era preciso ter muita criatividade para burlar as imensas limitações dos celulares da época e fazer algo realmente bom.
Os celulares da Nokia foram pioneiros em jogos mobile e sucesso absoluto no início dos anos 2000. Em 1997, a empresa introduziu nos seus telefones o game Snake, também conhecido como jogo da cobrinha, que logo se tornou muito popular e retornou em diversos outros aparelhos da marca.
A popularidade de Snake foi tamanha, que ao longo dos anos ele foi ganhando diferentes versões, atualmente a versão em alta é o game Slither.io que você aprenderá a criar no Guia.
Os jogos de celular deixaram então de ser um mero brinde para os compradores daqueles aparelhos, e passaram a ser vendidos por antiquados serviços de distribuição até a popularização de celulares com internet.
A Segunda Era Mobile
Com o surgimento de mais e mais Playstores, os celulares passaram a ser o console de milhares de pessoas ao longo do mundo. Hoje, estima-se que 36% de todo o lucro dos games venha do mercado Mobile, o gigante e luxuoso mercado dos consoles fica atrás com cerca de 32% e os games para PC com apenas 23%.
Há um caso que chama muita atenção, que é o do game FlappyBird, em meados de 2014 um simples game e que é feito em 50min no nosso Guia, arrecadava em seu auge cerca de U$50.000,00 por dia, o que equivale hoje a cerca de R$265.000,00. Quando seu único e rico programador decidiu retirá-lo do ar, surgiram milhares de clones do game que ainda hoje arrecadam grandes quantias de dinheiro.
Foi a primeira vez que o mercado mobile mostrava a sua força, e de lá pra cá apenas cresceu, lucrando cerca de U$64.000.000.000,00 em 2019.
Com as Microtransações, passou a ser possível comprar itens especiais dentro dos games para celular, e o Admob ajudou na inserção de propagandas nos games gratuitos, resultado: todos lucram e os games ficam mais acessíveis.
Com apenas 4% da pessoas pagando pelo games, os desenvolvedores indie viram no Admob a sua grande chance. Passou a ser possível colocar um banner na tela recebendo pelo clique ou pela visualização, um anúncio de tela cheia (intersticial), ou até mesmo dar uma recompensa ao usuário quando este assistir algum vídeo de um patrocinador (vídeo premiado)
O nosso Guia inclui um curso completo para você monetizar seus games no Admob (atualização em Julho de 2020) onde você aprenderá desde a criação de uma conta até onde colocar os anúncios do admob.
Após essa viagem história, vimos como o os games evoluiram ao longo da história e como a monetização chegou aos tempos de Admob, se você quer aprender a criar os jogos citados neste artigo e muitos outros, adquira agora o Guia Completo para criar e Monetizar Jogos, que conta com:
. 8 Jogos feitos no Construct 3/2
. Curso adicional de Admob
. Curso adicional de Pixel Art
. Como postar um Game no Google Play
. Como hospedar seu game na internet
O curso é oferecido em uma parceria da Academia Gamer com a Udemy Brasil.