Você conhece o Mário?
No começo dos anos 80, após uma tentativa sem sucesso da Nintendo de fazer um jogo baseado no desenho Popeye, Shigeru Miyamoto foi solicitado pela empresa para criar um novo jogo baseado em suas próprias ideias.
O resultado do trabalho de Miyamoto deu origem a Donkey Kong, em que o personagem “Jumpman” (Mario) tentava salvar a sua namorada Pauline de um gorila arremessador de barris.
Para ser visto como ser humano e não como um mutante, colocaram em Jumpman um enorme bigode.
Foi aí que os funcionários da Nintendo dos EUA perceberam que o personagem era extremamente parecido com um cara chamado Mario Segale que trabalhava por lá, daí veio a ideia de trocar o nome de Jumpman para Mario.
Originalmente, Mario era um carpinteiro, mas por causa da presença dos canos nos quais ele entrava durante seu game solo Mario Bros, ele passou a ser considerado um encanador.
Após o tremendo sucesso do seu jogo solo, o personagem foi ainda mais trabalhado, ganhando um irmão, um par romântico, e inimigos clássicos.
O encanador é, sem dúvida alguma, o principal ícone da Nintendo e também pode ser considerado o principal ícone dos jogos eletrônicos.
A série Mario já possui mais de 500 milhões de cópias vendidas, e os seus jogos vão desde o modesto Super Nintendo até o moderno Wii, ambos da Nintendo.
Mário nas Olimpíadas de Tokyo
Mario, havia sido anunciado em janeiro como uma das atrações do evento. O periódico Kyodo News havia informado que o herói teria um papel central na abertura, na qual ele teria o papel de promover uma “mensagem de paz”.
Porém, o evento acabou sendo reduzido, tendo diversas atrações cortadas devido à pandemia de Covid-19. A intenção do comitê organizador era que a abertura não parecesse, necessariamente uma festa, em meio a uma das maiores crises sanitárias da história recente. Em tese, Mario foi uma das atrações cortadas.
Mas pode não ser bem assim, a ausência do personagem pode sim ser explicada devido as olimpíadas estarem sendo realizadas em meio a pandemia, mas com outras variáveis.
Embora esteja extremamente popular no Brasil, a imagem do evento no Japão não está lá essas coisas. Hoje, cerca de 78% dos Japoneses rejeitam a realização dos jogos, temendo que eles possa trazer novas variantes de covid-19.
Esse pode ser o fato que tirou o personagem das olimpíadas, a Nintendo é muito conhecida por ser uma das empresas que mais se preocupa com a gestão de imagem dos seus produtos.
Atrelar o seu maior personagem a um evento que no Japão tem uma popularidade tão baixa, não é um bom negócio. É claro que isso não sairia de graça e a Nintendo receberia ali um $$ pelo uso do personagem, mas o possível desgaste que isso poderia causar a imagem do Mario não compensaria.
Algo semelhante aconteceu recentemente no Brasil, durante a realização da copa américa, onde diversas empresas retiraram o patrocínio ao evento devido a sua impopularidade no País, na época cerca de 58% dos Brasileiros eram contrários a realização do evento.
Também comenta-se que a troca de boa parte dos membros do comitê organizador possa ter causado o cancelamento não só do Mário, mas de diversas outras referências a cultura pop que estariam na abertura do evento.
Embora as referências não tenham sido bem aproveitadas por lá em 2021, Mário teve um papel fundamental no encerramento das olimpíadas aqui no Brasil em 2016.
É uma pena que a participação do personagem em sua terra natal tenha literalmente entrado pelo cano.
🏆 Comece sua carreira Gamedev com esses CURSOS GRATUITOS!
Introdução ao Design de Personagens
Crie um game completo na Godot 3.2
Crie um game completo no Construct 3