Aprender programação(informática) vai muito além de apenas entender e escrever linhas de códigos e criar jogos e aplicativos. A programação, que já está presente na vida das crianças em países como os EUA, é capaz estimular o aprendizado desde os primeiros anos de vida, através do incentivo a algo chamado Pensamento Computacional.
O Pensamento Computacional é um conjunto de habilidades cognitivas ligadas à tecnologia, que são divididas em três principais áreas: aprimeira é a Abstração, que é a capacidade de entender um problema grande e conseguir criar etapas de resolução para elaborar soluções.
A segunda Análise, que é a observação das estratégias e etapas desenvolvidas, para verificar se realmente resolvem o problema. E, por último, a Automação, que é o momento de iniciar uma codificação para criar um software, jogo ou aplicativo que trará a solução do problema.
A programação é uma atividade que consegue trabalhar essas três áreas do Pensamento Computacional. Assim, é possível começar a aprender a programar a desde os 4 anos de idade, sem que as crianças precisem ter contato com computadores, através da utilização de brinquedos e brincadeiras que estimulem, por exemplo, a capacidade o raciocínio lógico, que faz parte da abstração.
O contato com a programação pode ser iniciado antes mesmo de se aprender a programar em uma linguagem de programação para computadores, com uma ênfase nas áreas da abstração e da análise. Brincadeiras desplugadas são ideais para que você consiga transmitir esses conhecimentos para seu filho desde cedo.
É importante saber que, tanto a abstração, quanto a análise, são habilidades que devem ser treinadas a vida inteira, e é quando chega a etapa de automação (que não interrompe as outras duas etapas) que a programação, como geralmente é conhecida – com códigos ou blocos de instruções, deve realmente começar a fazer parte da vida das crianças.
Nesse sentido, a idade ideal para aprender a programar é a partir dos 7 anos de idade, e é importante que as crianças tenham acesso a um ensino de programação que consiga estimular a participação ativa no próprio processo de aprendizado.
A programação e a importância da alfabetização tecnológica
Com sete anos de idade, as grande maioria das crianças já possuem as habilidades de fala e escrita desenvolvidas, pois já passaram pela alfabetização. Dessa forma, aos sete anos é a idade ideal para que essas crianças em contato com a programação, pois, como consequência, uma nova fase de alfabetização se inicia, que é a alfabetização tecnológica, algo fundamental para evitar o vício e o mau uso das tecnologias pelas crianças.
O aprendizado de programação envolve o contato com novas linguagens e também com um novo modo de pensar, como o exemplo das habilidades de abstração e análise. Quando as crianças começam a aprender programação, um novo olhar, mais participativo e inovador, começa a se formar, e os aparelhos tecnológicos ganham um novo significado na vida delas.
É importante lembrar que: para que a alfabetização tecnológica realmente aconteça, os professores devem ser habilitados tecnicamente e pedagogicamente para lidarem com as tecnologias na sala de aula, utilizando essas ferramentas a favor do desenvolvimento de áreas cognitivas como o raciocínio lógico, a capacidade de resolver problemas, concentração, criatividade e o trabalho em equipe.
Aprender programação cedo, e com o incentivo adequado
Já vimos que a idade ideal para aprender a programar é a partir dos sete anos, mas, além de se iniciar o aprendizado com essa idade, é importante saber que esse conhecimento é algo cumulativo, que vai se aprimorando ao longo do tempo. Por isso, as habilidades vinculadas a programação precisam ser treinadas durante toda a vida.
Diante desse fato, o interesse das crianças e jovens por manter um olhar criativo e participativo no contexto da programação deve ser estimulado por práticas de ensino dinâmicas, que consigam atrair a atenção do seu filho de maneiras diferentes.
Justamente por entendermos a necessidade do estímulo constante ao aprendizado tecnológico que criamos a metodologia de ensino da I Do Code, que é moderna e focada no protagonismo do aluno durante o processo de desenvolvimento da programação.
Um método de ensino adequado se preocupa com a participação do aprendiz de programação em práticas avaliativas menos tradicionais. Há um incentivo da ação das crianças no desenvolvimento projetos contextualizados a partir da Storytelling e da Gamificação, tornando o aprendizado dinâmico e divertido e incentivando o pensamento criativo.
Ao começar a aprender programação aos sete anos e com o incentivo adequado, o seu filho vai ter muito mais chances de se tornar um adulto de muito sucesso profissional e pessoal, com base no desenvolvimento de habilidades como o raciocínio lógico, na capacidade de resolver problemas e no desenvolvimento da sociabilidade, da concentração e do pensamento inovador e empreendedor.
Aqui, começamos com alunos a partir dos 7 anos de idade no curso “Mestre Minecraft”, onde aprendem a programar de forma lúdica criando modificações no jogo Minecraft.
Aos 10, podem entrar no “Desenvolvimento de Games Kids”, onde criam games em 2D com Linguagem visual no Scratch.
Aos 14, podemos entrar no Módulo 1 do Desenvolvimento de Games aprendendo a programar e GDSCRIPT e criando diversos jogos 2D e 3D, ao final do módulo podem ser empregados no nosso estúdio de Criação de Games e seguir para o Módulo 2 programando em C# e criando games na Unity.